Registro da Experiência
No decorrer das atividades, tendo em vista o planejamento de uma aula utilizando hipertexto, os alunos participaram com motivação e interesse, conseguindo compreender o foco e a proposta da atividade. Foram, ao todo, três aulas para atender ao objetivo inicialmente proposto.
A 1ª etapa da atividade foi feita em sala de aula, onde entregamos a cada grupo uma folha de papel com o título e o primeiro parágrafo de um conto de mistério. Pedimos então que eles dessem continuação ao texto, de forma criativa e alternadamente. Nessa fase, cada um escreveu uma parte do texto até chegar ao final da história. Daí, incitamos um debate sobre a criação coletiva do texto: o que sentiram, quais as dificuldades, etc.
Na aula seguinte, os alunos utilizaram os computadores da sala de informática da escola para digitarem seus textos no BrOffice. Aqui, percebemos certa dificuldade por parte de alguns com o uso do Linux. Acompanhamos de perto cada grupo, dando as coordenadas de como salvar o documento, dar o espaço para iniciar os parágrafos e solicitamos que cada um digitasse uma parte do texto para que todos tivessem a oportunidade de usar a ferramenta.
O próximo passo foi mostrar os procedimentos de como criar um link e orientá-los quando houve necessidade. Por exemplo: vários grupos quiseram pôr link na palavra “colina” e a wikipédia direcionava para a explicação de que é um 'nutriente'. No entanto, o sentido trazido no texto era de 'morro' e tivemos de redirecionar para a explicação condizente. Interessante também foi um grupo de alunos que inseriu um link em relação ao nome de uma loja que citaram no texto e ficou bem original pois ela realmente existe em nossa cidade e eles identificaram com o endereço e tudo mais. No fim, todos os grupos conseguiram atingir os objetivos propostos.
Os equipamentos funcionaram bem e não tivemos problemas com conexão pois não era dia chuvoso e o programa de texto do Linux funcionou adequadamente. A turma como um todo recebeu muito bem a proposta da atividade. Todos se envolveram e participaram não só pelo assunto em si, mas também por estar usando o laboratório de informática para a realização do aprendizado e das atividades propostas.
Os alunos já dispunham de todos os pré-requisitos necessários ao desenvolvimento da atividade e ficamos satisfeitos. Percebemos que a utilização de recursos tecnológicos e a observação “in loco” dos assuntos abordados nas aulas tornaram-nas mais motivadores.
Constatamos ainda que esta atividade pode ser adaptada para qualquer série do Ensino Fundamental na disciplina de Português e em diferentes contextos. Se houvesse maior disponibilidade de tempo, poderia ser enriquecida com outras atividades que envolvessem as áreas de Geografia e História, bem como a participação de mais outras áreas do conhecimento.
A partir de agora, uma das professoras envolvidas, passará a utilizar mais vezes, o Laboratório de Informática Educativa; os alunos do Curso Normal poderão incluir em sua prática pedagógica o uso de tecnologias, uma vez que foi mostrado e debatido sobre como fazer.
Não houve tempo, mas seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que pudesse ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que refletisse o seu processo ao longo dela, que abordados pelos alunos trariam uma grande contribuição para que os objetivos de cada etapa ficassem ainda mais claros.
Clique na figura e veja a seguir alguns dos textos feitos pelos alunos que foram selecionados para exposição no blog da escola .
Um Estranho Encontro
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