Reflexões iniciais


 
A Unidade 1 traz um tema bastante em voga nos dias atuais que é a “sociedade do conhecimento” ou “sociedade da aprendizagem”. Isso porque temos que admitir: estamos na Era da Tecnologia da Informação, onde a rapidez e a abrangência de informações mudam a todo instante a realidade do mundo e este requer um novo perfil de profissional e de alunos que coloca para a escola novos desafios.
Na sociedade contemporânea, os alunos já chegam à escola com uma gama de conhecimentos, dos quais a escola deixa de ser a principal fonte. Em “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”, Juan Pozo ressalta que cabe a escola proporcionar aos alunos capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação e assim convertê-la em conhecimento verdadeiro, em um saber ordenado.
O fato é que não compete à educação oferecer aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas, mas sim torná-los flexíveis e autônomos para dialogar com as novas demandas de aprendizagem que vem surgindo. De outro lado, é preciso que os professores também mudem as formas de ensinar e busquem diferentes modos de obter informações atualizadas, de se comunicar e criar melhores condições de aprendizagem.
Portanto, entendemos que a educação não pode ficar estagnada no tempo, percebendo as mudanças acontecerem e nada fazer para se adaptar ao mundo novo. A escola deve buscar contextualizar a realidade vivida pelo aluno e ao que a ele é receptível através das novas mídias e, então, fazer disso um aprendizado significativo. Sair da linha tradicional e buscar trabalhar com aulas mais interativas parece ser o meio mais sensato para atrair essa clientela.